domingo, 28 de novembro de 2010

Bullying !


Atualmente você já deve ter notado que em diversos programas de Tv , têm se falado muito em Bullying, um problema que muitas pessoas já sofreram ,ou até mesmo já praticaram em algum momento de sua vida.
Mas o que é Bullying?
O Bullying é um termo inglês utilizado para descrever o atos de Violência física ou psicológica, contra as pessoas, alem disso o BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes  contra outro por ser diferentes do resto da turma, causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. A prática do Bullying pode não tem idade e pode ser feito tanto por crianças , adolescentes e até mesmo por adultos.
Tipos de bullying

Os bullies usam a combinação de intimidação e humilhação para incomodar o outro.
Confira abaixo, alguns exemplos das técnicas de bullying:
* Insultar a vítima; acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada.
* Ataques físicos repetidos contra uma pessoa, seja contra o corpo dela ou propriedade.
* Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa, livros ou material escolar, roupas, etc, danificando-os
* Espalhar rumores negativos sobre a vítima.
* Depreciar a vítima sem qualquer motivo.
* Fazer com que a vítima faça o que ela não quer, ameaçando a vítima para seguir as ordens.
* Colocar a vítima em situação problemática com alguém (geralmente, uma autoridade), ou conseguir uma ação disciplinar contra a vítima, por algo que ela não cometeu ou que foi exagerado pelo bully.
* Fazer comentários depreciativos sobre a família de uma pessoa (particularmente a mãe), sobre o local de moradia de alguém, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nível de renda, nacionalidade ou qualquer outra inferioridade depreendida da qual o bully tenha tomado ciência.
* Isolamento social da vítima.
* Usar as tecnologias de informação para praticar o cyberbullying (criar páginas falsas sobre a vítima em sites de relacionamento, de publicação de fotos etc).
* Chantagem.
* Expressões ameaçadoras.
* Grafitagem depreciativa.
* Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo (para alguém de fora) enquanto assegura o controle e a posição em relação à vítima (isto ocorre com frequência logo após o bully avaliar que a pessoa é uma “vítima perfeita”).
* Fazer que a vitima passe vergonha na frente de varias pessoas
Locais de bullying
O bullying pode acontecer em qualquer contexto no qual seres humanos interajam, tais como escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e em locais de trabalho.  ( FONTE : TODAPERFEITA ) !


Famosos que já sofreram o ''bullying'' :
Taylor Swift 
A nossa diva country  também sofreu bullying! Em entrevista à revista Women’s Health, Taylor disse que era considerada uma garota “estranha” no colégio. “Eu ia me sentar com elas no intervalo, e elas levantavam e iam para outra mesa.” Em vez de sair com os amigos nos finais de semana, Swift participava de concursos de karaokê e cantava em cafés.
Ela descarregou essa angústia escrevendo músicas. “Eu escrevo quando estou frustrada, com raiva, ou confusa. Descobri que havia uma maneira de filtrar esses sentimentos em algo positivo.” Ainda bem! ( FONTE  CAPRICHO )


Justin Timberlake
O cantor e ator sofreu bullying na escola porque seus braços “eram muito longos.” Ele, que dublou um geek no Shrek 3 e está no filme “A Rede Social”, sobre a criação do Facebook, disse ao jornal USA Today que, quando adolescente, “era atormentado o tempo todo. Tinha uma acne terrível e um cabelo estranho.” ( 
FONTE  CAPRICHO )

Dicas sobre como reagir com o bully
- Se possível, fique zen e não deixe o intimidador perceber que você está incomodado. Porque esse é o motivo do bullying: te perturbar. Deixe um objeto no seu bolso – como um amuleto da sorte – para que você possa segurar quando sentir raiva ou medo.
- Evite o bullie o máximo que puder, pelo menos nos lugares em que não há adultos por perto. Caso não seja possível, fique longe do agressor. Tente lanchar longe dele no intervalo, por exemplo.
- Quando o garoto de chamar de “girafa”, diga “E daí?”. A reação dele pode ser interessante, porque essa frase é poderosa. Mas não repita continuadamente até ele ficar com muita raiva. Saiba quando é hora de parar, para não virar provocação, e afaste-se com segurança.
- Em uma folha de papel, anote todas as zoações que te fazem e, em seguida, escreva que tipo de reação poderia ser adequada de sua parte. Pense no que poderia fazer para pararem de te incomodar. Isso vai te deixar mais preparada da próxima vez que te pegarem pra encher.
- Depois de escrever tudo, rasgue o papel em pedacinhos, como se essas agressões fizessem parte do passado.  ( FONTE : CAPRICHO )


Atriz Julianne Moore sofreu bullying porque tinha sardas :







A bela e ruiva atriz Julianne Moore também sofreu bullying no colégio! Quando ela tinha 7 anos, seus colegas a apelidaram de “Morango Sardento” por conta do cabelo vermelho e das sardinhas. Olha só que maldade!
Quarenta anos depois, a atriz, conhecida no mundo todo, escreveu um livro sobre o assunto, chamado “Morango Sardento” (Cosac Naify), em que ela conta de forma bem divertida, a história de uma garotinha ruiva que só queria ser igual aos seus colegas da escola.

Na história, a garota inventa um monte de coisas para se livrar do que mais a incomoda: as sardas.  Eu ainda sou sardenta e ainda não gosto delas, mas tenho outras coisas com que me preocupar”, diz a atriz que cresceu ouvindo frases como “Você é suja”.
Depois de várias tentativas de eliminá-las (sem sucesso, claro), ela resolve usar um capuz, daqueles que cobrem o rosto todo, para que ninguém a veja. Os colegas não a reconhecem e sentem sua falta, e só aí que percebe o quanto é querida, independente de sardas ou não.
A garotinha resolve se aceitar, afinal, “quem liga para um milhão de sardas quando se tem um milhão de amigos?”. Fofo ! ( FONTE : CAPRICHO )


'' DIGA NÃO AO BULLYING,PENSE SE ESSA VÍTIMA FOSSE VOCÊ !  ''










Nenhum comentário:

Postar um comentário